quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Wipeout HD


A PS3 teve um início bastante atribulado mas à medida que vai amadurecendo, começa a dar frutos que são absolutamente deliciosos e docinhos para os jogadores degustarem. Um dos jogos que mais esperava era sem dúvida o Wipeout HD, sendo eu um fã incondicional da série, não podia deixar este título escapar. Para além de Halo e Wipeout, não existe nenhuma outra série que me faça comprar cegamente o próximo capítulo. O Wipeout ganhou um estatuto especial na indústria já que ao longos dos anos tem sido aperfeiçoado a cada iteração do jogo, neste momento está completamente maduro e está melhor do que nunca.


Desde a aparição do Wipeout Pure e do Wipeout Pulse ambas para a PSP, que a série tem tido um tremendo sucesso, a adição de novos modo de jogo e online são apenas alguns detalhes que fizeram com que Wipeout fosse ressuscitado do vergonhoso Wipeout para a PS2, sendo agora uma das franchises mais valiosas para a Sony. Wipeout HD é tudo o que de melhor as versões da PSP têm, mas desta vez utilizando todo o potencial gráfico da PS3.


É sem dúvida um dos jogos mais belos alguma vez feitos... Não é só dos efeitos gráficos que são espantosos, mas o próprio desenho das navez e das pistas torna este um dos jogos mais bonitos de se ver, tem um estilo futurista-oriental que a série nos tem vindo a habituar, muitas luzes de neon e outros adereços que nos fazem pensar que estamos numa cidade japonesa do futuro. Depois claro está o jogo é apresentado em toda a glória da alta defenição e a uns incríveis 1080p a 60 frames por segundo. É sem dúvida um feito já que é a resuloção e a frame rate mais exigente que as consolas de jogos podem suportar e apesar disso os efeitos gráficos não foram nada descurados, existe muito detalhe, o sistema de iluminação é impressionante e as texturas super detalhadas.


O som sempre foi um dos pontos fortes da série, agora pela primeira vez podemos desfrutar do 5.1 surround sound para ficarmos completamente imersos no jogo. Também a banda sonora é excelente como sempre, muita música electrónica com batidas rápidas a acompanhar a velocidade estonteante das naves de wipeout e se ficarem fartos das músicas incluídas no jogo, podem sempre dar uso às custom playlists e tocar todo o tipo de música que têm no disco rígido da PS3.


Este é um jogo que é um hino à jogabilidade. É muito fácil de aprender os controlos e é muito difícil de masterizar todas as técnicas que existem para sermos os mais rápidos. Para principiantes basta carregar no X para acelerar e usar o D-Pad para virar a nave, depois de estarem á vontade com estes controlos, começem a usar os gatilhos L2 e R2 para activar os travões aerodinãmicos para conseguirem fazer curvas mais apertadas. E depois ainda vão descubrir alguns truques para ganharem boosts de velocidade sem passarem pelos speed pad's que existem na pista. Passado uma sessão de uma ou duas horas já sabemos tudo e depois é praticar e saber usá-los. O mesmo digo às armas, existem muitas e é bom saber usá-las nos momentos certos.


Os modos de jogo passam-se entre corridas, torneios (que são um conjunto de corridas), 1 lap time attack ou um time attack para um conjunto de 3 ou 4 voltas e o melhor de tudo que é o modo Zonas. O modo zonas é o expoente máximo de Wipeout, é toda a filosofia do jogo concentrada e ampliada ao máximo. As pistas e as naves mudam de aspecto, quando começamos parece que acabamos de tomar uma pastilha de ácidos, tudo fica colorido e com um aspecto suberbo. Depois inicia-se a corrida e o objectivo é fazer o maior número de voltas, parece simples mas à medida que vamos andando o jogo vai aumentando a velocidade e se ao príncipio parece uma brincadeira de crianças a partir da 8 volta já não podemos pensar temos de usar apenas os nossos instinctos e os nossos reflexos, não nos podemos dar ao luxo de ter um pensamento na cabeça para sermos bem sucedidos neste modo.


Falando do online, é simples mas eficaz e até agora as minhas partidas online foram sempre muito boas, basta escolher um server depois uma sessão de jogo e voilá. Não experiênciei lag mesmo tendo a consola ligada às internets através do Wireless... E digo-vos já que é bastante impressionante tendo em conta que o meu equipamento de wireless não vale muito e tendo em conta que o sinal do wireless não está mesmo ao lado da consola mas numa outra divisão da casa.


Mas o que é mais incrível é que o Studio Liverpool meteu o jogo à venda através do serviço PSN por uns meros 17,99 euros, é uma pechincha para um jogo com tanto por explorar e por um jogo que acima de tudo é praticamente flawless em todos os departamentos, talvez o único senão do jogo é só ter 8 pistas diferentes, mas é uma coisa que pode facilmente ser ampliada com mais conteúdos adicionais e toda a gente sabe que a Studio Liverpool adora dar aos fãs mais conteúdo para que a experiência Wipeout continue fresca. É o melhor jogo que podem comprar da PS Store e diria até que é o melhor jogo feito de raíz para distribuição digital que alguma vez foi feito. Completamente recomendado para os fãs de velocidade.

(Todos os screens foram tirados usando o photo mode de Wipeout HD sem qualquer tratamento usando os efeitos in-game ou tratamento externo usando photoshop ou outras ferramentas de tratamento de imagens. What you see is what you get.)

0 comentários: