sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mirrors Edge Demo


Mirrors Edge é um jogo que tem sido acompanhado com bastante interesse tanto por parte do público como por parte da imprensa, é um jogo que visualmente não deixa ninguém indiferente e para além disso é um jogo que tem prometido muito; Quer ser um simulador de Parkour e FPS ao mesmo tempo, deixou muitos gamers intrigados se alguma vez seria possível juntar estes dois elementos tão distintos e fazer com que eles funcionassem bem juntos. Agora que saiu o demo posso dizer que a Dice e a EA cumpriram e entregaram uma das melhores experiências videojogáveis que tenho memória.


Ninguém consegue estar indiferente ao estilo gráfico deste jogo, é um absoluto mimo, o uso da palete de cores é só uma ponta do iceberg no que toca aos visuais espectaculares e inovadores que o jogo apresenta. À primeira vista parece ser tudo muito limpo e ausente de texturas, mas numa altura em que os jogos usam cada vez mais camadas e camadas de texturas para tentar ser o mais realista possível, Mirrors Edge não o faz mas ainda assim consegue ter um aspecto bastante realista, talvez mais do que muitos jogos que tentam alcançar esse feito com o uso de várias camadas de texturas e efeitos. O jogo corre bastante bem muito fluído não assisti uma única vez a uma quebra de frame rate ou slowdown. A cidade é muito bem reproduzida, conseguimos ver km e km de prédios e estradas com carros a passar lá em baixo. Sem dúvida é um jogo que é um regalo para os olhos.


O jogo também apresenta uma banda sonora muito boa, pelo menos as músicas apresentadas durante o demo são lindas, acho que a nível sonoro este jogo tem tudo para ganhar.

Mas é na jogabilidade que está o verdadeiro génio dos developers que fizeram este jogo, os controlos são um pouco diferentes do que estamos habituados no FPS, mas não demora muito a ficarmos completamente à vontade com eles depois de fazer o tutorial. Dependendo do jogador podemos passar o jogo sem disparar um único tiro, aliás o próprio tutorial diz para tentar evitar ao máximo confrontos com os inimigos, no entanto não se pense que a Faith (nome da protagonista do jogo) não é capaz de dar uns bons murros aos seus perseguidores. Faith é capaz de misturar o Parkour com combate, por exemplo: Correr e ir a deslizar contra o adversário rematando o ataque com um pontapé. Também pode desarmá-lo e ficar com a arma e depois abrir caminho aos tiros. A mistura dos elementos de Parkour com combate dá hipótese ao jogador efectuar fugas espectaculares e sempre em movimento.


Mirrors Edge é mais um fruto do que a Electronic Arts tem vindo a apostar, em IP's novos e de grande qualidade, sem dúvida depois de jogar a demo não tenho dúvidas que a aposta foi ganha. Agora é esperar pelo próximo dia 14 de Novembro, dia em que Mirrors Edge chega às lojas portuguesas. Eu mal posso esperar.