terça-feira, 7 de outubro de 2008

Eu e os jogos de futebol

Já se sabe que por esta altura do ano começam a sair os jogos de futebol para as consolas, nomeadamente o Pro Evolution Soccer da Konami e o Fifa da Electronic Arts... E todos os anos lá começam os debates nos fóruns da Internet sobre qual o melhor, Fifa ou PES?

Eu tenho o orgulho de dizer que já não me dedico a um jogo de futebol desde o velhinho World Wide Soccer 98 para a velhinha Sega Saturn. Agora claro, é um choque do caraças quando pegamos num jogo de Futebol recente, as mecãnicas e os próprios comandos com mais botões fazem com que o jogo seja muito mais difícil de se pegar, pelo menos comparado com o da velha Saturn.

Daí que hoje decidi sacar os dois demos que mais downloads devem ter neste momento pela nossa Europa fora onde é quase tudo doente por futebol, Fifa 2009 e Pes 2009, e saquei os demos na Xbox 360 pois estou mais familiarizado com o comando da 360 do que com o da PS3.


Comecei pelo FIFA 2009, que era o download mais curto e como sempre ouvi dizer que o Fifa era mais noob friendly, decidi experimentá-lo e até gostei bastante do que vi. Os gráficos estão mesmo fantásticos, os movimentos dos jogadores super-realistas, mesmo as cores são vivas e bonitas. Apesar de não ter conseguido fazer grande coisa, gostei de pequenos detalhes e opções que apareceram antes de começar o jogo como por exemplo uma opção para quem nunca jogou FIFA na vida que é por onde eu devia começar, aquilo corre um pequeno tuturial para ambientar-nos aos comandos do jogo.

Depois de ter experimentado alguns truques e de me ter ambientado um pouco aos comandos, lá iniciei uma partida amigável e os loadings do jogo são um espanto já que enquanto eles decorrem podemos jogar, num campozeco no meio de uma cidade para depois derepente tudo se transformar num estádio de futebol cheio de adeptos eufóricos naqueles momentos onde se faz um aquecimentozito antes da grande partida. Isto tudo sem paragens. É um feito incrível mesmo. Iniciando a partida notei que apesar de ser ainda muito noob sempre consegui fazer melhor figura que no PES 2009. Sofri um jogo mas ainda fiz algumas jogadas decentes, claro que me confundia muitas vezes nos controlos, mas fiquei com a sensação que um pouco de prática ia ao sítio. Gostei de tudo neste demo, os menus, os loadings, os gráficos, quase que não tenho nada de errado a apontar.

Depois fui para o PES 2009... Digamos que fiquei logo de pé atrás quando vi os menus, enfim... pareciam tirados de um jogo do Tony Hawks do ano de 2003... Aqueles recortes de revista não estavam nada de especial. Depois quando iniciei o jogo, nem pergunta se somos prós ou noobs atiram-nos logo para o jogo e pronto, nem tuturialzito nem nada.


PES 2009 é uma desilusão no que toca aos gráficos, FIFA neste departamento bate aos pontos o PES 2009 e ainda por cima a palete de cores bassa torna o jogo desolador. Mesmo o público não passa de um monte de pixeis, não existe grandes coisas que se movam fora das 4 linhas... é tudo muito estático. As animações dentro do campo não estão más, mas FIFA leva a vantagem.

Quando iniciei a partida sofri um golo mas sinceramente não consegui fazer grande coisa... Aliás as únicas coisas que consegui fazer foi expulsar 2 jogadores da minha equipa com cartões vermelhos directos. Achei os controlos mais complicados que FIFA e achei que a dificuldade estava demasiado alta, eu simplesemnte não conseguia fazer nada de jeito neste jogo. Algo me diz que para ficar bom no PES tinha de dedicar várias horas da minha vida para ser considerado um jogador bomzito, e a juntar a isso os gráficos maus... enfim, não me parece que vale a pena.

Entre os dois definitivamente fiquei muito mais impressionado com o FIFA 2009 e sem dúvida que seria este jogo que iria comprar se algum dia tiver coragem para voltar a jogar um jogo de futebol.

0 comentários: