quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Fifa 2009 PSP


Embora tenha gostado do demo, não fiquei completamente convencido de comprar um jogo de futebol por enquanto, mas já que com a compra da PSP veio com uma cópia de FIFA 2009 pronto sempre tive oportunidade de pegar num destes novos jogos de futebol passado tantos anos sem tocar em nenhum.

E até nem é mau... Enfim tem muitas coisas que me irritam nestes novos simuladores e este FIFA 2009 não está livre de alguns bugs estúpidos que estragam a experiência, no entanto somando tudo é um jogo bom.

Gráficos... Bom é uma PSP e os gráficos não são nada de especial, mas também não são maus... Enfim cumprem o objectivo. A nível de som temos uma banda sonora muito boa mesmo nos menus, depois durante o jogo temos alguns cânticos de certas equipas e temos comentários em Português que embora sejam bons às vezes dizem coisas que não têm sentido nenhum ou que não correspondem ao que se está a passar.

Em termos de jogabilidade é simples, temos um botão para passar, outro para rematar e outro para mandar a bola por cima, pah eu não percebo muito de jogos de futebol, mas ao fim de algumas tentativas lá consegui ganhar uns joguitos. Temos outros botões para chamar jogadores para se desmarcarem e mudar de táctica da equipa mas sinceramente não tenho mexido nisso, tenho-me por enquanto limitando ao básico e por enquanto vou continuar assim.

Existem mais ligas neste jogo que rugas na rainha de inglaterra... Porra até liga mexicana e a segunda divisão de alguns países está incluída! Ainda sou do tempo que os jogos de futebol tinham 3 ligas a Francesa, Inglesa e a Italiana. Para além disto temos as selecções nacionais que são muitas mesmo.

Depois temos o modo "Be a Pro", aqui controlamos apenas um jogador e temos de tentar não sair da nossa posição enquanto jogamos, fazer bons passes, bons cortes e bons remates... Por vezes temos alguns pedidos do nosso treinador, no final de cada partida recebemos pontos de experiência para melhorar os atributos do nosso jogador. É um modo um pouco secante ao fim de um tempo, mas até tem a sua piada.

O pior de tudo são mesmo alguns bugs que estragam um pouco a pintura deste jogo existem alguns glitches gráficos tipo texturas que desaparecem, no entanto foi o único erro que notei já que o jogo até corre a uma boa frame-rate. Depois temos bugs como por exemplo eu querer mudar a cãmara de uma partida quick match e não conseguir... Depois a cãmara ficar presa no modo "be a pro" e não conseguirmos práticamente ver nada e ainda pior não haver reset da cãmara nem nada do género... Temos de aguentar até a partida acabar. São erros um pouco amadores para um jogo deste calibre.

No final de contas é um jogo que tem tudo o que os fãs da bola gostam, tem imensos modos de jogo (Treinador, Quiz e mais um ou dois que não me recordo), temos online play, temos todas as ligas possíveis e imaginárias e o modo "be a pro" que também é engraçado, é um jogo que é noob friendly e não existe melhor que o FIFA 2009 para nos iniciarmos nos simuladores de futebol. Não é jogo que valha os 50 euros que pedem por ele agora, mas com certeza que é uma compra a considerar quando o jogo chegar à linha platina.

0 comentários: