segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Insígnias sem valor


Já não é recente as produtoras de jogos usarem as notas que o seu jogo mais recente foi avaliado para fazer publicidade, desde que tenho tomado mais atenção à Indústria que me lembro de ver no canto da caixa do jogo um autocolante a dizer GameSpot 9/10, por exemplo. E mesmo em trailers e muppies é normal ver as insígnias das notas do jogo para aliciar o jogador a comprar aquele título.

Mas numa era em que quase todos os jogos têm notas fantásticas, isto começa a ser irrelevante. Se formos a ver por esta altura do campeonato começam a sair as grandes bombas e não é só 2 ou 3 títulos que vão levar notas 9/10 ou 10/10, à vontade são uns 9 títulos que vão ser avaliados nas revistas e sites como sendo obrigatórios. Numa época em que os jogos são caríssimos e que as pessoas têm de começar a apertar o cinto, este tipo de publicidade é insignificante, quase supérfluo.

O que também se tem verificado e que eleva ainda mais ao ridículo esta corrida aos crachás como se o jogo se tratasse de um Azeite, Cerveja ou Vinho em que são postos no rótulo todos os prémios que ganhou, é meterem insígnias de revistas que não são especializadas nas análises de jogos e na indústria dos jogos. Vou dar o exemplo de Fallout 3, um dos títulos mais fortes para este Natal, a publicidade deste jogo mostra orgulhosamente as 5 estrelas que ganhou na FHM... FHM!? Que credibilidade é que esta publicação dá aos jogadores? Certo que pode aliciar algumas pessoas que querem oferecer um jogo a alguém, até mesmo alguns casual gamers, mas o tom da publicidade que é completamente hardcore gamer e o próprio jogo é para um público de jogadores de elite, este público alvo quando vai ver a insígnia da FHM vai pensar, "bom para eles estarem a meter as notas que levou na FHM quer dizer que o jogo não está lá grande espingarda...", pelo menos eu pensei isso.

As insígnias em breve vão passar de moda, até porque hoje em dia não é muito difícil um jogo receber notas boas, a indústria evoluiu bastante os padrões de qualidade, mas as publicações nem por isso e continuam a usar padrões de avaliação baixos para o nível de qualidade que a indústria dos jogos conseguiu alcançar, e assim passa a ser irrelevante as notas 9/10 ou 10/10 que os jogos recebem.

Também não sei porque razão não se começa a elevar os padrões de qualidade nas análises, acho que o que aconteceu o ano passado devia ter servido de alerta para que as publicações fossem mais exigentes. No ano passado Bioshock, Halo 3, COD4, Orange Box, Mario Galaxy, Assassin's Creed, Mass Effect entre outros levaram notas 9/10 e 10/10 em quase todas as publicações, e este ano o mesmo se vai verificar. Não é que sejam maus jogos, mas acho exagerado todos terem levado notas perfeitas e acho que não se devia voltar a repetir aquilo que se passou no ano passado. Só quando as publicações forem mais maduras é que faz sentido meter então as insígnias, até lá, é só encher as caixas dos jogos com crachás que são completamente insignificantes para o consumidor.