domingo, 12 de outubro de 2008

Casual Gaming ou Casual Marketing?

Agora o que está em voga na indústria dos jogos é a abertura deste mercado a uma população maior. A Nintendo foi quem iniciou esta nova onda com o lançamento da Nintendo DS e da Wii, consolas com controlos simples e intuitivos e com jogos simples que agradam a todo o público. No entanto será que isto tudo não se deve ao tipo de marketing que a Nintendo está a levar a cabo?

Senão vamos voltar atrás no tempo em que os dinossauros "rulavam" a terra, mais propriamente no tempo em que as consolas tinham um comando com um D-pad e dois botões, estes jogos conquistaram milhares de fãs e podiam-se chamar casuais e intuitivos já que era bastante fácil pegar no comando e começar a jogar seja o que for. No entanto nessa altura as consolas eram na maioria brinquedos para os putos de divertirem, e o facto de serem na sua maioria nada mais nada menos que jogos me que o objectivo era ter um high score maior, muita gente não ligava a isso... No entanto foi talvez com o Spectrum e com os PC's que os jogos, chegaram a um vasto público já que muita gente que tinha um PC usava-o para trabalhar e não era com certeza um gamer hardcore.

Depois entrou a Sony com a sua playstation em acção e lembro-me bem dos anúncios deles na televisão, não se via imagens dos jogos, apenas via-se pessoas normais que com a ajuda da playstation conseguiam fazer coisas que nunca antes imaginaram poder fazer. Todos sabemos que a Playstation desbloqueou mais uma importante fatia de mercado que até então nunca tinha sido desbloqueada. Ou seja muitos não gamers iniciaram a sua vida de gamer com a Playstation e não viam dificuldade em aprender os controlos da PSone.

Portanto agora a Wii e a NDS desbloquearam ainda mais mercado, mas reparem nas publicidades, é só pessoas normais a jogar e a parecer estarem a ter o melhor momento da sua vida a jogar Wii Sports ou outra porcaria qualquer. Mas sinceramente acham que para além daqueles jogos tipo Brain Training e Wii Sports que os controlos dos jogos se tornaram mais simples? Eu acho que não, acho que é tão difícil um jogador principiante começar a jogar FIFA na Wii como na PS3 ou noutra consola qualquer, e acho que qualquer jogos tipo brain training ou wii sports pode ser adaptado na PS3 e na 360 e não levar os novatos ao desespero, pois um jogo que requira apenas o uso de um D-pad e 2 botões é fácil de jogar seja na Wii como na PS3 como na 360.


Acho que o que interessa não é a consola ou o comando para desbloquear esse mercado que a Nintendo tem vindo a a desbloquear, os jogos são importantes mas ainda assim penso que não é só por aí. É que a Nintendo tem tido uma campanha que diz que é fácil de jogar na Wii e na DS, toda a gente consegue, até uma velhinha, as campanhas deles usam estas pessoas para promover os seus jogos e o consumidor é levado a pensar "Hei isto é divertido, e se a velha consegue fazer isso, eu também!"
Enquanto que os outros players do mercado é tudo coisas que assustam um pouco os consumidores, talvez se na promoção de um jogo tipo Dead Space se mostrassem duas gajas boazonas a jogar e a apanhar grandes cagaços com o jogo, mas a divertir-se ao mesmo tempo, isso fizesse com que o jogo que é direcionado para o público mais hardcore, conseguisse apelar ao público casual. Acho que era uma forma de publicidade que os hardcore gamers não se iam importar e que podesse apelar aos casual gamers que não costumam ler revistas e sites. Pena não haver maneira de testar esta teoria, mas penso que não é assim tão rebuscada quanto isso.

O que acham?

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