segunda-feira, 6 de outubro de 2008

LTTP: Heavenly Sword


Bom para arrancar com isto para a frente vamos começar com um Late to the Party... Sorry, sei que pensavam que ia começar com um artigo bombástico com algo de novo mas não... Mas os Late to the party's é que estão a dar agora. Quem é que não gosta de comprar jogos baratos e bons?

Vou começar com Heavenly Sword que é um jogo exclusivo para a PS3 e que já se encontra na linha Platinum Hits da Playstation 3.

Heavenly Sword é um jogo de pancadaria da meia-noite... Sério! Pensam que lá por ser uma rapariga que controlam que ela não é implacável? Nariko é uma guerreira com muito estilo e completamente implacável, quem nunca jogou não está bem a ver a quantidade de movimentos e de combos que ela usa para destruir os seus inimigos. Existem lá combos que são brutais, ataques especiais e contra-ataques que são um mimo de se ver, dando ao jogo um feeling cinemático. Aliás é a permissa deste jogo, um jogo que quer ser filme. Foi feito usando motion capture por actores reais e foi feito como se tratasse de um filme animado por computador.

Mas filmes e actores à parte... Será isto alguma coisa de jeito? Técnicamente apesar de ter gráficos absolutamente espantosos e animações de outro mundo, tem as suas falhas e termos de slowdown's e alguns glitch's gráficos que de vez em quando aparecem.

O sistema de combate apesar de ser muito bom e variado acaba por ser um pouco confuso de mais principalmente quando temos de nos defender dos diferentes ataques que o inimigo nos faz. No entanto é um sistema de combate mais profundo do que parece, é um dos pontos que me surpreendeu pois pensava que ia ser mais um jogo de Button Smasing mas isso não se verificou. Se nos dedicarmos a perceber bem o sistema de combate, é recompensador, existe montes de combos, ataques e contra-ataques para fazer, mas também podem passar o jogo só com o básico e conseguir extrair grandes quantidades de divertimento.


O jogo tem uma dificuldade acessível para a maioria das pessoas, no entanto tem picos de dificuldade um pouco tramados e parece que passamos dos 8 aos 80 assim num abrir e fechar de olhos, e o pior de tudo é que não existe maneira de meter a dificuldade mais baixa a meio da viagem de Nariko o que também é uma falha um pouco grave neste jogo pois pode fazer com que muita gente desista a meio por estar encalhada numa secção.

Os gráficos do jogo tirando as pequenas falhas que falei à pouco, são absolutamente maravilhosos, é completamente incrível algumas das vistas que vemos neste jogo, cenários super vastos e cheios de detalhes. O único jogo que me lembro de estar melhor que Heavenly Sword neste aspecto é o Uncharted. A música e os efeitos sonoros também estão bons, mas cumprem apenas o seu objectivo, não é nada de extraordinário... No entanto as vozes das personagens e todo o trabalho de lip-sync e mesmo o trabalho de mapeamento facial está espectacular, conseguimos ver expressões faciais assutadoramente realistas, a cara a enrogar, a irís dos olhos a focar... É incrível mesmo. Também as vozes estão porreiras, e tenho de dar os parabéns ao cast português que deu a voz aos personagens de Heavenly Sword, está excelente.

O jogo pode ser um pouco pequeno, mas existe muitas coisas para desbloquear e os mais dedicados têm ainda mais níveis de dificuldade para testar as suas capacidades.


Lá no fundo gostei imenso, temos um jogo com um sistema de combate profundo e com algumas secções de tiro onde usamos o sixaxis para desviar as setas para o alvo que é refrescante mas também não deixa de ser um pouco chato, pois estas secções são demasiadas para o meu gosto.

Pode não ser um jogo perfeito mas é sem dúvida um dos melhores jogos a agraciar a consola da Sony, e acima de tudo vale bem os 30 euros a que está agora nas lojas portuguesas. É recomendado principalmente para os que gostam de um bom jogo de acção na terceira pessoa e os fãs de God of War e Ninja Gaiden com certeza vão gostar bastante deste título.

0 comentários: