segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Zeebo - Consola made in Brazil

A Tectoy prepara-se para lançar um novo conceito de consola Low-Cost para o mercado brasileiro. Ainda não se sabe o preço mas pelas especificações espera-se que esta nova consola seja bastante acessível. Também fala-se em expandir este negócio para outros países como Russia, China e India.

Esta foi desenvolvida na California, aliás Tectoy é uma empresa americana que espera conseguir conquistar estes mercados em vias de desenvolvimento. Para isso desenvolveu uma consola low-cost com jogos baratos e difícil de piratear.


A consola chama-se Zeebo e vem com três portas USB para os comandos (sendo estes também sensíveis ao movimento), e um leitor de cartões SD. A particularidade desta consola é que não tem qualquer leitor de CD/DVD ou Blu-Ray, vem com 1 giga de memória flash e também tem um leitor de cartões SD. Também outra grande inovação é que a consola liga-se ao seu marketplace através do sistema 3g dos telemóveis. O marketplace funciona mais ou menos como o marketplace da microsoft ou da sony, adicionamos créditos à nossa conta e depois é só fazer o download. Fala-se que os jogos vão custar entre 3 e 10 euros. A Zeebo deve sair com um preço de 243 euros.

Ainda não foram anunciados muitos jogos para a Zeebo, mas já tem suporte de grandes nomes da indústria como a ID Software que vai lançar Quake 2, Activision com o Crash Bandicoot e a Electronic Arts com o Need for Speed, entre outros. Espera-se que até ao dia da criança em 2009 (data em que a consola vai ser lançada em todo o Brasil) tenha mais de 50 jogos no catálogo.


Claro que esta consola não tem qualquer hipótese contra as consolas de nova geração, no entanto os responsáveis dizem que dentro de 12 meses a Zeebo será capaz de mostrar gráficos iguais aos de Resident Evil 4 para a PS2.

O grande concorrente da Zeebo será a consola da Sony PS2 que em breve será lançada no Brasil oficialmente, porque até agora a única forma de ter PS2/PS3/Xbox 360 é importando o que fica a um preço demasiado proibitivo para os mercados de massa brasileiros.

Já se fala até da entrada de um 4º grande fabricante de consolas, vamos ver se a Zeebo consegue vingar nestas economias emergentes e vamos ver se os 3 grandes farão alguma coisa para tentar aproveitar estes mercados massivos.

0 comentários: