sábado, 15 de novembro de 2008

Porquê os jogos?


Primeiro uma coisa é uma pessoa gostar de jogos e jogar, outra coisa é uma pessoa jogar quando tem um tempinho. Ou seja separando aqui as águas para que este "post" faça sentido, aqui os "Hardcore gamer's" que lêem o "Load & Play", alguma vez se perguntaram porquê os jogos como "hobby"?

É estranho, gastamos imenso dinheiro em consolas, nas últimas novidades de jogos, mesmo sabendo que daqui a uns meses esses mesmo jogos aparecem a metade do preço, compramos os jogos e não fazemos uso da pirataria seja para que sistema for e seja ou não muito fácil de piratear esse sistema ou não. Estes para mim são os puros gamer's aqueles que compram os jogos e as consolas e respeitam o suor, lágrimas e sangue que as Software Houses empregam em cada obra que é lançada.

Eu para além do hobby dos jogos tenho outro que é bicicleta, mas no entanto é um hobby secundário, não sou aquele maluco das "bikes" que tem uma Trek ou uma Specialized que custa mais que um automóvel em segunda mão. Noutro dia fui andar para a praia, meter os pensamentos em ordem ao som do mar e vejo uns "pinguins" a praticar bodyboard, pensei porque é que não me deu para aquilo? Porque é que me deu para os jogos? E porque é que me deu para os jogos e não para o alcool? se formos para o espaço dos vícios já que para muitos os jogos são vícios.

Os jogos para mim são como escape da realidade, quando jogo não penso na realidade nos problemas do dia a dia, nos stress's e sei lá mais o quê, talvez seja essa a razão. Também pode ser o poder apreciar um mundo novo através dos gráficos das consolas, experienciar outras realidades. É por isso que acho os jogos tão interessantes. E agora também com a componente social que os jogos next-gen introduziram é mais uma forma de interagir com as pessoas conhecer e socializar com pessoas através de um jogo.

Mas digo-vos que é preciso ter coragem para seguir este caminho, é preciso ter coragem para gastar 300/400 euros numa consola, é preciso coragem gastar 60/70 euros num jogo, é preciso coragem para dizer aos nossos pais ou ás nossas esposas/maridos que gastamos este dinheiro em jogos que ainda para a grande maioria é visto como uma brincadeira de adolescentes na puberbedade ou até de crinaças.

Por isso não sei se alguém que passe por aqui e tenha esta paixão pelos jogos como eu e mais uns quantos quer partilhar o porquê de ter escolhido este caminho, espero que sim, espero que alguém também tenha a coragem de dizer o porquê realmente de ter escolhido os jogos como hobby.

0 comentários: