quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Crise e jogos....


Muitas reestruturações, fusões, despedimentos, cancelamentos, vendas e compras foram feitas nestes últimos dias. Acho que afinal de contas apesar de terem dito que a Indústria dos jogos era a que ia sobreviver melhor desta crise, talvez não seja totalmente verdade, senão estas movimentações todas não estavam a ser feitas.


Mas também já era altura de refrear um pouco esta indústria... Não é que esteja contra o prosperidade dela, muito pelo contrário, mas num ambiente onde qualquer jogo tenha a qualidade que tiver vem cá para ás ruas enchendo as prateleiras de jogos maus... isso não é bom para a indústria e para nós consumidores. Mesmo títulos supostamente AAA saiem com problemas graves.


Também é verdade que muitos projectos esquisitos e originais possam nunca ver a luz do dia, felizmente com os serviços PSN, XBLA e WiiStore as coisas não são assim tão más como se possa pensar para estes developers indie, talvez até seja melhor do que para os que fazem jogos AAA.
Também poderá ser mau no sentido que vai ser mais difícil para as produtoras apostarem em novos projectos, mas pelo que tenho verificado este ano existe um bom racio de novos jogos e sequelas.


Com a crise os preços têm descido e o Euro tem valorizado muito em relação ao Reino Unido por exemplo, comprar jogos lá agora nunca foi tão barato, conseguindo-se por vezes arranjar jogos 50 euros mais baratos que aqui em Portugal. Já alguns analistas vieram dizer que é bem possível os preços dos jogos novos baixarem para fazer face à crise. Eu acho que é uma boa ideia sem dúvida, já tenho saudades de ver jogos novos nas prateleiras a 50 euros. Agora a questão é se isso irá ser mesmo verdade? Vender jogos a 60/70 euros é um abuso, e a outra questão é se a Ecofilmes ou estas distribuídoras espectaculares que temos aqui no nosso país se vão baixar de preço também? É um pouco agonizante ver a linha de preços aqui em Portugal e no Reino Unido, onde num os jogos mantêm-se durante meses a fio com o preço de novidade enquanto que no Reino Unido passado algum tempo já os preços começam a cair.


Vamos ver como vai esta indústria sair da crise e vamos ver se os preços baixam. Eu desejo que todos nós atreavessemos a crise sem problemas e que continuemos a poder usufruir desta forma de entertenimento.

(Parece que o problema continua :P)

0 comentários: