domingo, 21 de dezembro de 2008

Cool & Uncool stuff from 2008

Não se assustem, pois apesar do título estar em Inglês este post é escrito em Português de Portugal. Aqui o objectivo é dizer o que foi fixe e o que não foi fixe em 2008, em vez de o vulgar prémio para o melhor jogo de 2008, que para mim seria impossível de realizar já que muitos jogos bons de 2008 me escaparam ainda daí que assim sempre tenho mais margem de manobra.

Começando então pelo Uncool:


Fable 2 -> Fable 2 mais uma vez foi anunciado com grande pompa ou não fosse um jogo de Peter Molyneux, mas o que é certo é que foi um pouco desapontante. O jogo não passa de um Fable em gráficos HD, toda a estrutura do jogo é igual à de Fable 1 e uma das features mais esperada que é o co-op online muitas vezes não finciona e é uma confusão.

Sonic Unleashed -> Mais uma promessa da Sega para o regresso dos bons jogos Sonic e mais uma promessa não cumprida. Infelizmente Sonic Unleashed é um jogo que nas partes mais giras parece que joga sozinho e nas partes mais parvas em que o Sonic se trasforma em Werewolf é fácil demais e parvo. Mais um Sonic para ficar na prateleira.

Gears of War 2 -> Apesar de ter um excelente single-player e co-op, este jogo é um verdadeiro desastre no que toca ao Online. É estranho até Gears 2 estar pior que Gears 1 nesse aspecto. Desde glitch's e bugs a demorar imenso tempo para entrar numa partida a às armas estarem completamente unbalanced, parece que a Epic não ecertou numa. É incrível como é que o Gears 1 online que foi feito um pouco em cima do joelho e só foi adicionado muito depois do desenvolvimento do jogo, está melhor que o Gears 2 que sempre teve o jogo multiplayer presente desde o início. É uma pena realmente.

Star Wars Force Unleashed -> O que tinha tudo para ser um bom jogo acabou por se tornar numa das piores experiências que tive este ano com um jogo. O jogo tinha ideias boas, mas a falta de polimento a nível técnico e de gameplay deitam tudo por terra. Como grande fã do Star Wars que sou, fiquei bastante desapontado e sinceramente acho que mais valia este jogo nunca ter saído para o mercado.

Home -> O Home é uma BETA, mas sinceramente fiquei um pouco desapontado. É um chat virtual e nisso cumpre o seu objectivo, mas depois a falta de microfones por parte da comunidade Playstation Network e a falta de teclados deitam tudo por terra, é chato escrever mensagens com o comando. Certo que existe algumas actividades para fazer como jogar Bowling ou jogar às damas, mas tirando isso, o Home por enquanto é uma pasmaceira.

Ninja Gaiden 2 -> Mais uma vez foi um jogo que me deixou um pouco desapontado, porque apesar de estar muito bom, não parece ser um produto da Team Ninja. Veio para o mercado com bastantes problemas técnicos o que é inadmissível ainda para mais para um jogo da lendária Team Ninja. Os Bosses também eram na maioria pouco originais e chatos. Podia ter sido um jogo estelar mesmo, mas devido a alguma negligência por parte da Team Ninja o jogo não passou de apenas um bom jogo.

Agora passando para o Cool:


Unreal Tournament 3 -> A versão Xbox 360 desde jogo saiu e está um mimo. É de longe a melhor versão que existe de UT3. A nível técnico tem bastantes melhorias e até tem co-op com ecrã dividido, a nível de online está simples e não tem aquelas mariquices todas do Live de matchmakings e stuff, é o mais parecido com o original UT99 que existe. Os melhores mapas estão todos cá, os veículos são excelentes, o jogo joga-se muito bem no comando e pronto foi um port de um jogo já antigo é certo mas um port mesmo muito bom.

LittleBig Planet -> O renascer dos jogos multiplataformas, co-op a 4 jogadores e um motor suficientemente poderoso que permite criar virtualmente tudo o que nos dá na gana. É simplesmente magnífico, simples, vicviante, muito inteligente... É daqueles jogos que realmente trouxeram inovações até hoje nunca antes vistas. Existem tantos níveis e conteúdo criado por utilizadores que isto tornou-se num Youtube dos jogos. É um feito incrível mesmo.

Mirrors Edge
-> Apesar de não ter tido grandes notas, é um jogo que trouxe alguma inovação ao panorama dos FPS. Parkour + Tiros + Combate de corpo a corpo, tudo isto feito de uma forma bastante bem executada e que funciona. Também tem um estilo visual muito característico e diferente de tudo o que já vimos até hoje. Por essa razão aponto como um dos jogos mais cool que saiu este ano.

Left 4 Dead -> Não podia deixar de falar deste fantástico jogo das mentes brilhantes da Valve. Melhor jogo co-op FPS que existe sem dúvida, um jogo rápido de tiro neles e muito divertido quando jogado com mais 3 amigos. É daqueles jogos que não pode faltar à colecção de ninguém.

Wipeout HD
-> Para mim o GOTY deste ano! :P Jogo totalmente a 1080p/60fps e com visuais espectculares, velocidades estonteantes e online bastante sólido e divertido. Não é para todos, mas para os fãs de velocidade e da série, simplesmente este é o melhor Wipeout que saiu até hoje, e não o podem perder.

Command & Conquer: Red Alert 3 -> Outro jogo que me captou a atenção, um jogo de estratégia que se joga muito bem no comando e ainda por cima tem coisas tão espectaculares como Ursos de Ataque, Mechas e Garotas Japonesas com poderes psíquicos. Já para não falar no excelente casting de actores que o jogo tem e as belas protagonistas do jogo que podem dar bastantes ideias para novos e sexy fetishes... Simplesmente divinal.

0 comentários: