sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

O povo português e os jogos!


Dia 4 de Dezembro a MediaMarket de Leiria lançou uma campanha muito interessante. Consistia em trocarmos a nossa consola velha, três jogos e 49 euros, por uma Xbox 360 novinha em folha.
Obviamente que quem teve o conhecimento desta promoção ficou logo com as antenas no ar, e mesmo eu apesar de já ter consolas next-gen mais que suficientes (PS3 e Xbox 360) fui lá tentar a minha sorte. É que uma consola como a X360 por 49 euros é barata demais.

Então acordei e a primeira coisa que fiz foi ir a casa dos meus avós onde se encontrava uma Sega Saturn que já tinha 3 toneladas de pó em cima. Depois de a encontrar e de a ligar à TV para ver se funcionava, lá fiz o boot e voilá! A Sega Saturn estava viva e de boa saúde. Meti alguns jogos a correr para ver se estava tudo OK, e estava tudo nos trinques. Já não se fazem consolas como antigamente, estas novas consolas dão o berro por tudo e por nada e ali estava uma Saturn com 13 anos ainda viva e de boa saúde. Obviamente que ao experimenta os jogos fiquei um pouco escandalizado com o grafismo que eram capazes de reproduzir... Completamente horrível, até mesmo o meu telemóvel que tem gráficos horríveis consegue fazer melhor. Só para ver os frutos do avanço da tecnologia nestes últimos anos. Como as consolas e os jogos eram para dar para a caridade, decidi levar tudo o que tinha da Saturn, todos os meus 17 jogos e ainda um cartão de memória. Tinha bastantes pérolas naquela consola, mas infelizmente as caixas e os manuais perderam-se ao longo destes anos e os jogos não tinham qualquer valor comercial.

Fui então para Leiria e quando chego lá deparo-me com uma longa fila. Uma fila composta por vários tipos de pessoas, mas na sua maioria eram jovens na casa dos 20 anos. Entretanto lá meti conversa com o pessoal e contaram-se histórias de consolas e dos tempos que passámos com elas. Muitas recordações e nostalgias vinham ao de cima quando aparecia alguém com Mega Drive ou com aqueles Gameboy's tijolo. Para além dessa conversa era a conversa dos jogos serem demasiado caros e da pirataria, não é de admirar mas quase 90% daquelas pessoas todas mal saíssem dali iam tratar de meter a Xbox 360 a correr copias piratas. Também o preço dos jogos é um pouco rídiculo aqui em Portugal, mesmo no Reino Unido os jogos novidades chegam a sair a 30/40 euros, o que é uma descrepância brutal em comparação com os preços praticados cá, onde vemos jogos a 70 euros.

Depois de 3 horas à espera finalmente consegui a minha Xbox 360. São novinhas com a última board Falcon e com o leitor de DVD mais silencioso da BENQ. Agora a minha velha Xbox 360 vai para as mão de outra pessoa. Apesar de ter sido cansativo e de ter gasto algum dinheiro em gasolina, valeu a pena, o convívio foi muito fixe e o pessoal do MediaMarket foi impecável.

0 comentários: