terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Resident Evil 5 Demo


Nunca joguei nenhum Resident Evil na minha vida de gamer. Nunca sequer tive a curiosidade de o jogar, já que só muito recentemente é que os jogos de terror me começaram a despertar a atenção. Dead Space foi uma agradável surpresa, um jogo que se joga muito bem, e claramente vai inspirar-se a Resident Evil 4, mas a surpresa é que para além disso, acrescentou algumas melhorias que o fazem superior em termos de jogabilidade que o mítico RE4. Já não é o primeiro caso em que a EA consegue copiar mas também melhorar uma ideia de jogabilidade a grandes títulos. Por exemplo: Army of Two é um Gears of War, mas com algumas melhorias e nem mesmo o Gears 2 tem essas melhorias.

Ora o Resident Evil 5 também não aprendeu nada com a EA e com Dead Space em termos de jogabilidade, também diga-se de passagem que o lançamento de Dead Space é ainda muito recente. O único problema de RE5 é o Tank Control, ou seja a personagem quando entra no modo de ataque, fica plantada no chão. Enquanto que em Dead Space se pode andar e disparar ao mesmo tempo, aqui no RE5 não, e para um jogo onde por vezes temos vários Zombies a atacar-nos ao mesmo tempo torna-se um pouco frustrante, de certa forma corta a fluidez da acção. Mesmo para usar a faca o personagem fica preso no chão. É uma pena realmente porque de resto o jogo é muito polido em termos de jogabilidade e o co-op funciona na perfeição. Fala-se que a versão final vai ter um sistema de jogabilidade parecido com o de Gears of War, infelizmente na demo esse sistema de controlo não está disponível, mas acredito que se for bem implementado o maior problema de RE5 seja resolvido e pode ser que o jogo se torne num dos melhores jogos de acção a aterrar nas Next-Gen.


Gráficamente o jogo apresenta visuais inacreditávelmente bons, a Capcom elevou a fasquia, arriscava a dizer que está melhor que Gears of War 2 em termos gráficos, simplesmente fenomenal, texturas muito detalhadas e muitos efeitos do calor e de luz bastante bem implementados, para além disso os inimigos são super detalhados. É um festim visual sem dúvida alguma.

No departamento sonoro passa um pouco despercebido e o disparar da pistola e das armas é no geral um pouco mau, principalmente o da pistola, o som que reproduz é quase igual ao som que uma pistola de fulminantes dos ciganos faz.


Mas o que pode ser mesmo de diferente neste jogo é o sítio onde se passa. Se até agora os jogos de terror passavam-se sempre em ambientes escuros e sombrios, RE5 passa-se num deserto escaldante muito iluminado. E os zombies não parecem lá muito zombies, não são humanos a cair de podres, lentos e estúpidos, são bastante rápidos e à primeira vista parecem saudáveis. Daí que medo não meteu, mas por outro lado não deixa de ser um jogo um pouco desconfortável, stressa-se imenso quando nós estamos rodeados de Zombies e temos um tipo com moto-serra a querer mandar-nos desta para melhor mais o stress de haver pouca munição e o stress de ter debaixo de olho o nosso companheiro, digamos que não mete medo, mas stressa imenso. Vamos ver se os puristas do género vão gostar desta mudança radical, mas pelo menos pode-se dar kudos à Capcom por ter arriscado assim tanto na sua franchise mais importante.

Este é sem dúvida um dos jogos mais aguardados, vamos ver se a capcom consegue arranjar um sistema de combate mais divertido e vamos ver se RE5 vai fazer o feito de RE4 e arrecadar imensos prémios e notas 10/10.

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