sexta-feira, 17 de abril de 2009

Killzone 2 - Review


Lembro-me muito bem do lançamento de Killzone 1 na Playstation 2, foi a resposta que a Sony deu ao tão famoso Halo que na altura tornava-se num fenómeno à escala mundial. No entanto depois de o ter experimentado, não o considerei sequer um FPS digno de ser jogado até ao fim. Foi dos poucos FPS que não acabei, embora muitos o achem competente, na altura a incapacidade da PS2 de lidar com aqueles gráficos fez-me não gostar do jogo. Era demasiado pesado para a consola da Sony e isso reflectia-se na jogabilidade e noutros aspectos.

Agora passado estes anos todos e depois de vídeos target malucos da E3 2005 e depois de muita controvérsia, o jogo finalmente saiu e até hoje já vendeu mais de 1 milhão de cópias. Pode não ter sido um sucesso infernal, mas ainda assim rendeu bastante à Sony e foi um dos melhores lançamentos para a PS3 até hoje.


Os gráficos podem não estar ao nível do que foi mostrado na E3 2005, mas bolas está muito perto, aliás demasiado perto, é impossível não ficar impressionado com os visuais que o motor gráfico de Killzone 2 consegue reproduzir. Não que seja perfeito, por exemplo as texturas podiam ser um pouco melhores, mas o jogo corre muito bem na consola e ainda consegue mostrar coisas que à primeira vista parecem tiradas de um filme CG. O som mais uma vez reina na consola da Sony. O DTS é assim tão bom e por enquanto no departamento sonoro não existe nada que chegue aos calcanhares da PS3. A banda sonora é muito boa e os efeitos de som são excelentes, e com o DTS a ajudar foi a melhor experiência sonora que tive até hoje.


Killzone 2 no entanto não tem uma história assim tão interessante, também não é terrível, apenas cumpre o seu objectivo, existem sim muitos momentos de tensão que levam um jogador a ter de ter muito cuidado na forma de abordar o jogo.
A inteligência artificial dos nossos companheiros não é estelar e é pena não terem aproveitado para fazer um modo co-op, no entanto a IA dos inimigos é implacável e as situações de combate que o jogo e a IA nos confrontam são sempre muito interessantes. Digamos que não é de todo inovador este jogo, mas é um refinar de muitos aspectos nos FPS que no final levam a que Killzone 2 seja considerado um dos melhores shooters até hoje.

Indo para as batalhas online que suportam até 32 jogadores ao mesmo tempo, só posso dizer que fiquei muito surpreendido. Existem muitas opções e a forma de jogar isto vai buscar muito a Call of Duty. No entanto a Guerrila mete algumas novidades que levam Killzone 2 a ter uma das melhores experiências multiplayer a nível de FPS. Por exemplo existe um modo de jogo onde durante a partida os objectivos vão mudando e no final ganha a equipa que tenha conseguido ganhar o maior número de objectivos. É muito fixe pois existe sempre muita variedade no jogo e isso dá uma dinãmica diferente às partidas online. Também é porreiro pois para trocar de modo dejogo não temos de sair para o lobby, não demora muito até chegar o vosso modo favorito. Com esta dinãmica nunca fico com a sensação do já estou farto de jogar no modo de jogo X. Também não posso deixar de referir que os gráficos no jogo online continuam espectaculares e os mapas são ENORMES!


Killzone 2 é também um jogo que tem muito sumo para expremer. Passando a campanha em Hard e sem ligar a coisas como procurar os livros espalhados pelos níveis e o destruir símbolos, o single-player ficou-me em 12 horas e uns trocos. O que hoje em dia não é nada mau. E depois disto ainda têm muito que explorar no Multiplayer.

Killzone 2 é um jogo excelente! É uma montra tecnológica daquilo que a PS3 consegue fazer e mesmo assim fica-se com a sensação de que a PS3 pode ser puxada ainda mais ao limite. Pode não inovar muito em termos de mecãnica de jogo é um FPS puro e duro, mas ainda assim as situações de combate e a IA agressiva nunca vos deixam a bocejar. Juntando a uma campanha a solo estelar também vão ter uma experiência multiplayer muito boa, mais uma vez não reinventa a roda, mas as novidades que introduziram e a jogabilidade e modo de progressão com desbloqueáveis á lá Call of Duty tornam-no muito viciante e muito agradável.


Resumindo e concluíndo, todos os que têm PS3 e querem um FPS decente para jogar não podem perder este Killzone 2!

0 comentários: