sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Lumines Supernova Review


Lumines é uma das minhas drogas favoritas, é um puzzle game bastante simples no conceito: temos de juntar quatro quadradinhos da mesma cor e formar um quadrado maior para ganhar pontos, o que vicia nisto é que podemos fazer várias combos o que resulta num espectáculo visual cheio de cor, luz e glamour. O som também desenrola um papel muito importante. E é um jogo que todos conseguem jogar, uns melhores que outros e para ser bom neste jogo requer bastante treino mesmo. Já não é a primeira vez que o Lumines aparece nas consolas caseiras, primeiro saiu no serviço Xbox Live Arcade sob o nome de Lumines Live! e agora apresenta-se de novo na Playstation Network com o nome Lumines Supernova e trás algumas novidades bem agradáveis.


A primeira coisa que notei é que este jogo está muito superior em termos gráficos do que Lumines Live!. Coisa que me surpreendeu bastante pois o Lumines Live! já era uma versão bastante decente do jogo original da PSP. O segredo está no espaço que cada um ocupa, o Lumines Live! ocupa 50 mb enquanto que o Lumines Supernova pesa perto dos 700 mb. Ora o espaço extra proporciona um boost visual bastante grande em relação à versão Xbox 360. Os gráficos estão mais limpos com resoluções até 1080p, existem mais efeitos visuais e os efeitos de luz também são superiores. Em outras palavras Lumines Supernova é como se fosse um Lumines verdadeiramente next-gen, deixando a versão Xbox 360 a milhas em termos de eye candy.


A nível de som também se nota uma grande evolução, o som é muito mais limpo e tem muito menos compressão que a versão 360, mesmo os efeitos de 5.1 estão muito melhores na PS3. Em termos técnicos a Lumines Supernova bate qualquer outro Lumines feito até à data.


Mas o que é que o Lumines Supernova trouxe de novo em termos de jogabilidade e modos de jogo? Na parte de jogabilidade não mudou nada. Continua o bom e velho Lumines que todos nós gostamos. Existem algumas skins novas, mas ainda assim estão presentes bastantes skins repetentes daí que aqui também não tem grandes novidades. Claro que os mais atentos vão achar montes de melhorias nestas skins pois estão mais ricas a nível visual e sonoro. Continua a existir o Time Attack Mode, o Puzzle Mode, o Mission Mode e o Skin Edit Mode.
A novidade é o Dig Down Mode onde se começa com um puzzle já meio preenchido de peças e depois temos de limpar duas colunas até ao fundo para passar para o nível seguinte. É um modo diferente e bastante interessante a nível de jogabilidade. Também tem efeitos visuais e sonoros muito bons.
Existe também a possibilidade de criarmos as nossas skins e de remisturar os sons no Sequencer Mode. Depois temos o clássico modo para dois jogadores.


Pode parecer pouco a nível de novidades, mas para quem já não joga um Lumines à muito tempo acho que tem aqui um bom jogo para entreter enquanto não sai o próximo. Também já se sabe que vai chegar muito conteúdo extra para este título no futuro.


Lumines Supernova para mim é como se fosse a derradeira versão de Lumines. Não existe outra versão melhor do que esta a nível técnico e de conteúdo. E mesmo o preço é espectacular! São 11 euros, enquanto que o Lumines Live! custa 10 euros e para ficar mais ou menos ao nível do Supernova em termos de modos de jogo requeria ainda conteúdo adicional pago o que puxa o jogo para os 20/25 euros. A única coisa que falta neste Lumines Supernova é um modo online, o que é realmente uma pena, mas tendo em conta a evolução a nível técnico e os inúmeros modos de jogo e skins para desbloquear diria que pelo preço é uma das melhores compras que se pode fazer na Store da Playstation. Acho que os fãs não vão ficar desapontados e os que nunca experimentaram vão com certeza se viciar nesta obra de arte do Tetsuya Mizuguchi e da Q Entertainment.

1 comentários:

Pierce disse...

Entao mas, e as putas? Nao metes? :<