domingo, 28 de junho de 2009

LTTP - Prince of Persia Review

Lá estou eu de volta, peço desculpa por ter deixado isto assim um pouco ao abandono, mas o final de curso tem me roubado algum tempo e o tempo que tenho disponível aproveitei para outras coisas como por exemplo, vida social (sim eu até tenho uma, lol) e começar a acabar alguns jogos que tenho.


Um deles foi o Prince of Persia da nova geração. Um jogo que me dividiu imenso. Este novo Prince of Persia é um reboot da série, tem um príncipe novo (que não é príncipe) e uma princesa que tem poderes mágicos e conta a história de um Deus maligno que foi libertado e espalhou o caos pela terra da linda princesa Elika, cabe a nós darmos uma mãozinha a Elika (ou ela dar-nos a nós uma mãozinha, já que neste jogo sempre que fazemos borrada ela salva-nos). Esta dupla de um rúfia e de uma princessa corajosa é agradável e gostei imenso dos diálogos entre eles. Aliás o que eu acho mais engraçado neste jogo é o papel da Elika como nossa protectora, acho que é uma analogia engraçada às namoradas e esposas de muita gente que nos protegem e acolhem quando as coisas estão difíceis. Acho que esse foi o aspecto que mais gostei neste jogo.


O jogo usa um estilo gráfico diferente muito belo, usa a técnica de cell-shade que aliada à potência das consolas next-gen faz com que o jogo pareça uma banda desenhada animada. Os cenários e a arte do jogo são inspiradoras e as vistas que o jogo proporciona em certos locais são belas. A nível sonoro está bom, talvez o único defeito é ter pouca variedade de música, muitas das vezes repete-se bastante, apesar de serem agradáveis de se ouvir.


A nível de mecãnicas de jogo é um pouco parecido com o Assassin's Creed nos termos em que a deslocação pelos cenários funciona de forma similar, existem mais movimentos acrobáticos neste PoP mas no fundo acaba por ser parecido com o AC. A nível de combate já é um pouco diferente, e sinceramente bastante fraquinho em relação aos PoP's da era 128 bits. O combate é chato! No inicio até mete piada mas depois acaba por ser repetitivo e lá mais para o final é quase um martírio ter de lutar contra Bosses e inimigos comuns.
Mas a imaginação dos níveis e o apanhar light seeds no final de porgarmos as terras do mal é a melhor parte do jogo. Dá pica nós andarmos a explorar os belos cenários e tentar apanhar todas as light seeds. Para alguns pode ser repetitivo, mas eu até achei bastante viciante.


Prince of Persia foi um reset do reset da saga. Se as versões de 128 bits na altura foram uma lufada de ar fresco que revitalizou a série, este novo PoP Next-Gen também assim o fez, pegou numa história e num universo mágico e começou tudo do zero mas o resultado final não foi tão bom como o Sands of Time o que é pena. Assim, não posso dizer que isto é um jogo obrigatório para os fãs, já que é uma coisa completamente nova e nem posso dizer que este jogo está isento de falhas, pois por acaso existem alguns bugs que estragam um pouco a pintura, mas o que é mesmo pena é o combate ser tão fraquinho e aborrecido. Pessoalmente gostei do jogo.